8 de abril de 2022
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje que Will Smith está banido de eventos do Oscar por 10 anos.
A punição foi aplicada após o tapa que ele deu no rosto de Chris Rock durante a 94ª edição do Oscar após o comediante fazer uma piado com sua esposa. A decisão estava programada para ser discutida apenas no dia 18 de abril, porém a Academia decidiu antecipar a reunião.
Apesar da decisão, Will Smith poderá sim ser indicado as premiações da Academia. Porém, ele não poderá comparecer para receber uma nova estatueta nos próximos 10 anos. Ele apenas está proibido de colocar os pés em qualquer evento relacionado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, então mesmo que ele seja vencedor de uma categoria ele não poderá comparecer para receber o prêmio.
A punição não faz com que Will Smith perca a estatueta que recebeu pelo trabalho em “King Richard – Criando Campeãs”. Ele foi premiado poucos minutos após subir ao palco para agredir Chris Rock.
Na última semana, Will Smith já havia anunciado que estava deixando a Academia e abrindo mão do direito de participar das votações do Oscar. Porém, isso não impediu a organização responsável pela premiação de definir uma punição para o ator.
Fonte/Créditos: Uol.