Segundo dados recentes da UNESCO, 773 milhões de pessoas no mundo todo enfrentam o desafio de não saberem ler nem escrever.
Esse cenário aprofunda as desigualdades sociais e afeta emocionalmente e psicologicamente milhões de pessoas, restringindo oportunidades ao longo da vida. Apesar dos esforços consideráveis para desenvolver programas e métodos de alfabetização, eles frequentemente falham devido à sua complexidade, acessibilidade limitada e falta de praticidade, que levam muitos a abandonarem o processo de aprendizagem pouco tempo após o início.
Em uma resposta inovadora a essa crise, a World Literacy Foundation (WLF) uniu forças com a Media.Monks para apresentar uma ferramenta educacional revolucionária: a The Literacy Pen, um dispositivo inovador que capacita indivíduos analfabetos a começarem a escrever e ler instantaneamente, marcando um avanço significativo nos esforços globais para promover a alfabetização.
Vanessa Portilla, COO da World Literacy Foundation, enfatizou: “Com The Literacy Pen, não estamos apenas oferecendo uma ferramenta; estamos estendendo uma linha de vida para aqueles que lutam contra o analfabetismo, equipando-os com as habilidades necessárias para um futuro mais brilhante.”
Semelhante ao tamanho de um polegar e compatível com qualquer caneta convencional, os usuários simplesmente verbalizam as palavras desejadas no microfone integrado. Utilizando tecnologia de reconhecimento de voz de última geração, o dispositivo transcreve com precisão as palavras para a tela digital, letra por letra, prontas para serem transferidas diretamente para o papel.
A simplicidade e acessibilidade da “The Literacy Pen’’ garantem um processo de aprendizado orgânico e sustentável, concentrando-se em aspectos cruciais de aprendizagem: repetição escrita e reforço visual. Além disso, seu design compacto, leve e ergonomicamente projetado aprimora a experiência do usuário, tornando-a excepcionalmente amigável.
O potencial de impacto da The Literacy Pen está destinado a ser extremamente transformador. Em termos quantitativos, ela tem o poder de reduzir significativamente as taxas de analfabetismo global, abrindo portas para oportunidades de emprego, reintegração social e engajamento cívico. Além disso, promete gerar transformações psicológicas profundas, fortalecendo a confiança, independência e esperança entre os usuários.
Tomas Almuna, Head de Criação da Media.Monks, acrescentou: “‘The Literacy Pen’ representa um dispositivo pronto para mudar a vida de milhões de pessoas, que são impedidas em suas atividades diárias pela incapacidade de ler ou escrever. Através da aplicação inovadora de tecnologia básica, nosso objetivo não é substituir o direito humano fundamental à alfabetização, mas sim aprimorá-lo.”
“A The Literacy Pen é um projeto muito especial, que trabalha com a questão da iliteracia. Ao oferecer um dispositivo simples, de baixo custo e fácil utilização, a caneta permite que indivíduos sem acesso a uma educação adequada possam superar essas barreiras. No processo de desenvolvimento do storytelling, foi crucial compreender a origem do problema, permitindo a criação de uma trilha sonora que transmitisse seriedade e, ao mesmo tempo, esperança diante dessa vulnerabilidade global. Quanto mais soluções forem oferecidas para combater o analfabetismo, melhores serão as condições de vida e as perspectivas futuras para essas pessoas.’’ comenta Matheus Gugelmim, Owner da Vox Haus.
FICHA TÉCNICA:
Advertising Agency: Media.Monks, LA
CCO: Jouke Vuurmans
ECD: Federico Duran
GCD: Tomas Almuna, Cristian Costa
ACD Copy : Luis Alburqueque
ACD Art: Oscar Gonzales
Lead producer: Liz Ch’ng, Servando Alonso
Production Company: Primo
CGI Studio: Believe
Audio Production Company: Vox Haus
Tech Company: Emerge